Informação - Bovespa Holding e BM&F iniciam conversações para processo de integração

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A Bovespa Holding (BOVH3) e a BM&F (BMEF3) iniciaram conversações para integrar as suas atividades, informa nota publicada em conjunto por ambas e publicada na noite da última terça-feira (19).

"(...) as companhias iniciaram, em caráter exclusivo, conversações visando a integração de suas atividades, exclusividade essa que vigorará, no máximo, pelos próximos 60 dias", mostra o fato relevante.

O comunicado diz ainda que durante o período de entendimentos, nenhuma das partes poderá ingressar em negociações com quaisquer terceiros e que decidiram não se manifestar novamente sobre o assunto.

A nota é assinada por Gilberto Mifano, diretor geral e Relações com Investidores da Bovespa, Edemir Pinto, diretor geral da BM&F e João Lauro Pires Vieira do Amaral, Diretor de Relações com Investidores da BM&F.

Consolidação global

Analistas consultados recentemente pela InfoMoney, avaliaram que a possibilidade da união é muito grande e que o negócio consolidaria o Brasil como o principal pólo financeiro da América Latina.

A operação geraria um grande potencial de sinergia, especialmente em custos com uma possível plataforma integrada de negócios. Com um evidente processo de consolidação no setor, os analistas consultados avaliam ainda que a criação de uma nova companhia abriria caminho para uma nova parceira internacional.

Hoje, a maior bolsa global é o grupo Nyse Euronext, resultado da fusão entre a Nyse Group e a européia Euronext. O grupo compreende mercados na Bélgica, França, Holanda, Portugal e Reino Unido, além dos EUA.

Segundo dados da WFE (World Federation of Exchanges), o grupo possuía participação de 33,57% da negociação mundial no primeiro semestre de 2007. Logo em seguida, aparecem a Nasdaq com 14,56% e a LSE (London Stock Exchange) com 11,8%. A Bovespa ocupa a 21ª posição, com 0,5% do mercado global.

Aberturas

Em um IPO (Initial Public Offering) histórico, a Bovespa abriu o seu capital em 26 de outubro de 2007 na maior oferta já realizada desde a reabertura dos mercados em 2004. A captação chegou a R$ 6,62 bilhões.Pouco tempo depois, em 30 de novembro do ano passado, a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) também ofertou papéis, arrecadando, no total, R$ 5,98 bilhões. A participação das pessoas físicas, motivadas pela valorização de 52% na estréia da Bovespa, chegou a 253.707 investidores.

Postado por Jose Inacio De Bortoli Filho às 03:19  

0 comentários:

Postar um comentário